Ajuda

O que é o ObservaSPTrans?

O ObservaSPTrans é um canal de comunicação direto, através de seu smartphone, com a Diretoria de Operações da SPTrans, para o registro de reclamações e sugestões do serviço Atende+ e do sistema de transporte coletivo, nas modalidades ônibus, táxi, escolar, fretamento, carga frete e moto frete. Você poderá ajudar no estabelecimento de um transporte com mais qualidade, eficiente e seguro. É uma ferramenta de comunicação moderna, ágil, prática, onde o empregado poderá expressar a sua visão sobre o transporte.

Os colaboradores interessados poderão contribuir voluntariamente para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços, podendo inclusive apresentar inovações para o transporte e fazer suas denúncias, reclamações, sugestões e observações.

Melhorar a qualidade dos serviços prestados no transporte público por ônibus.

As demandas chegarão diretamente na Diretoria de Operações, através de sua Assessoria Técnica – DO/AST, que as encaminhará aos responsáveis para as diligências pertinentes. Posteriormente, após adoção dos procedimentos internos e legais, conforme o caso, será providenciada a resposta ao interessado o mais rápido possível, finalizando-se o processo.

Se faltar alguma informação ou dados para a análise, a DO/AST fará contato com o empregado para maiores esclarecimentos.

Caso eventual demanda apresentada pelo empregado precise de um tempo maior para diligências, o empregado será informado.

Acreditamos que as contribuições registradas são fruto de muita dedicação e envolvimento individual de cada profissional, que querem ter participação ativa no processo de melhoraria dos serviços prestados para a sociedade.

Para acessar o aplicativo utilize o mesmo login e senha do seu computador na empresa. No seu primeiro acesso será apresentada uma janela com os termos de uso deste aplicativo para leitura e posterior aceite ou recusa. Caso concorde com os termos você será redirecionado para a página principal da aplicação e esses temos não serão mais apresentados, salvo alterações no teor deste.

Navegue pelos tópicos abaixo para conhecer as ferramentas

Para registrar uma nova reclamação, sugestão ou solicitação:
  1. Selecione o botão Novo Protocolo localizado no menu superior
  2. Insira suas informações na janela seguinte. Você pode inserir no máximo 1.000 caracteres
  3. Selecione o botão Enviar. Em seguida será gerado um novo protocolo para acompanhamento na própria aplicação.
Todo o andamento da análise do protocolo poderá ser acompanhado pela janela de detalhes.
* O tempo de tratamento dependerá do tipo de solicitação
Para visualizar o andamento e os detalhes de um protocolo:
  1. Na relação de protocolos selecione a linha do item que deseja acompanhar
  2. Na janela de detalhes você terá acesso às informações sobre:
    •  Data da criação
    •  Data de conclusão
    •  Total de dias em análise
    •  Resposta final
    •  Seu questionamento (botão
      visualizar ocorrência
      )
    •  Detalhes da tramitação entre áreas (botão
      mensagens
      )
    •  Status (, ou ).
Para localizar um protocolo específico basta selecionar o ícone de busca e informar o número do protocolo. Você pode realizar diversos filtros neste campo, como por exemplo:
  • Número de protocolo
  • Data de abertura
  • Data de encerramento
  • Status (, ou ).

Para fechar o filtro basta selecionar o ícone

Para conhecer o resumo do andamento dos seus protocolos selecione o botão do seu prontuário
 S0000000
no menu superior.
No quadro que irá aparecer estarão quantificados os protocolos por status. Ex:
Pendente
 2/4
Respondida
 2/4
Análise
 2/4

Para configurar o atalho no seu smartphone:

  1. Acesse o site http://sptrans.com.br/obs no seu smartphone
  2. Abra o menu de configurações do seu navegador ()
  3. Selecione a opção
    Adicionar à tela inicial
  4. Informe o nome que deseja para seu aplicativo (por padrão já virá como Observa SPTrans) e selecione o botão adicionar
  5. O atalho irá aparecer na tela principal do seu smartphone com o ícone Logo do projeto Observa SPTrans

O aplicativo foi projetado para funcionar em qualquer computador e também em qualquer smartphone com acesso à internet. Para isso o usuário precisa ter um navegador de internet instalado, como por exemplo:

  • Google Chrome
  • Safari
  • Internet Explorer (no caso de computador de mesa. Nesse caso apenas as versões a partir da 9 são compatíveis)
  • Mozilla Firefox

Após se autenticar no sistema com seus dados de login e senha você será redirecionado diretamente para a relação de protocolos. Nessa tela será apresentada uma listagem dos protocolos criados por você, bem como as informações do andamento do processo de cada um deles. Para localizar um protocolo específico basta selecionar o ícone de busca e informar o número do protocolo. Você pode realizar diversos filtros neste campo, como por exemplo:

  • Número de protocolo
  • Data de abertura
  • Data de encerramento
  • Status (, ou ).

Para acessar o aplicativo utilize o mesmo login e senha do seu computador na empresa. Em caso de necessidade de recuperação de senha solicite abertura de chamado via ServiceDesk da SPTrans ao seu supervisor.

Para informar alguma falha no aplicativo ou dificuldade de acesso você deverá entrar em contato com o ServiceDesk da SPTrans (via Intranet).

O empregado poderá utilizar essa ferramenta em qualquer dia e horário sendo que, a utilização fora do horário de trabalho não será considerada como tempo a disposição, horas trabalhadas, horas extras para quaisquer efeitos trabalhistas de acordo com o Dec. Lei 5452 de 01/05/1943.

O seu espaço, dentro da SPTrans para fazer suas reclamações, observações e sugestões do transporte público municipal, de forma rápida e segura.
  1. Regras de utilização
    1. É aberto ao uso de qualquer empregado da SPTrans, desde que respeitadas as regras aqui previstas, sendo obrigação de todos os usuários zelar pela manutenção de um ambiente de convivência democrática, saudável e respeitosa;
    2. A reclamação, solicitação ou sugestões a serem feitas são de total responsabilidade do empregado;
    3. Não serão aceitos comentários ou reclamações considerados abusivos, ilegais, nocivos, ameaçadores, profanos, com expressões de baixo calão, difamatórios, discriminatórios ou ofensivos, em nome de terceiro, propagandístico, comercial ou publicitário, fora de contexto ou que contenham links suspeitos ou que divulguem informações pessoais ou protegidas por sigilo legal;
    4. Sem prejuízo de outras medidas, comentários que violem os termos aqui descritos serão sumariamente removidos;
    5. O empregado poderá utilizar essa ferramenta em qualquer dia e horário sendo que, a utilização fora do horário de trabalho não será considerada como tempo a disposição horas trabalhadas, horas extras para quaisquer efeitos trabalhistas de acordo com o Dec. Lei 5452 de 01/05/1943.
  2. Responsabilidades do usuário
      Sem prejuízo das regras contidas no item 1 e respectivos subitens, o usuário é responsável por:
    1. Qualquer manifestação por ele efetuada;
    2. Pela segurança e uso de seu login e senha;
  3. Privacidade dos conteúdos
    1. Para fins de identificação nos comentários, o usuário deverá efetuar o login e sua senha submetendo-se, assim, às políticas de privacidade desta plataforma;
  4. Demandas impróprias
      A SPTrans possui canais de comunicação específicos para cada tipo de demanda do empregado, devendo o usuário evitar o uso do aplicativo para o envio de demandas relativas à:
    1. Imprensa: não deve ser utilizado para solicitações diversas de jornalistas ou de veículos de imprensa.
  5. Disposições finais
    1. Ao utilizar, o usuário estará tacitamente de acordo com as regras de uso e privacidade aqui descritas;
    2. Se você deseja entrar em contato com a equipe responsável pelo tratamento das reclamações ou observações feitas neste aplicativo, fale com a DO/AST